MICROPIGMENTAÇÃO PARAMÉDICA:
TÉCNICA DEVOLVE AUTOESTIMA DE QUEM PASSOU POR TRAUMAS
Mais do que um procedimento estético, a micropigmentação também pode ser uma auxiliar da medicina. A técnica é capaz de camuflar desde pequenas manchas acrômicas (sem cor), passando pelo vitiligo (já estacionado), marcas de cicatrizes cirúrgicas ou de acidente e alopecia. A aplicação mais famosa é a de restauração da aréola mamária. Embora existam muitos métodos estéticos que reconstroem a mama, muitos cirurgiões indicam a micropigmentação por ser mais eficaz e por oferecer menos traumas à paciente.
Autoestima Recuperada
A maioria das mulheres que recorrem à micropigmentação paramédica são aquelas que passaram por uma mastectomia, procedimento cirúrgico que consiste na retirada total ou parcial da mama. Geralmente, elas já se submeteram à cirurgia de implante de próteses de silicone e recorrem a este método para obter a simetria da aréola mamária. “Os resultados pós-cirúrgicos tem como um dos principais objetivos promover a satisfação da paciente e fazê-la voltar a se sentir mais uma vez de bem consigo mesma”, diz a micropigmentadora Vanessa Silveira, mestra em Micropigmentação Fio a Fio 3D, diretora do Instituto Vanessa Silveira.
Além das melhorias na região mamária, a micropigmentação paramédica também pode camuflar cicatrizes provindas de outras cirurgias e dermopatologias, como vitiligo. “Nesse caso, requer uma avaliação cuidadosa e selecionada do caso, devido à dificuldade para obter a exata tonalidade de pele. Por esse motivo necessita-se do teste de cor, explica a micropigmentadora.
Nos procedimentos que apresentam Alopecia (perda de pelo) de couro cabeludo e nos quais tenha sido efetuado o transplante capilar, a micropigmentação tem mostrado ser um procedimento complementar aos enxertos, pigmentando a superfície cutânea com a intenção de camuflar as regiões com cicatrizes dando uma aparência de maior densidade pilosa. 
Que procedimentos podem ser feitos com a Micropigmentação Paramédica
Diminuição da tensão de cicatrizes retraídas
 Estímulo da melanina em pequenas manchas de leucodermia (ausência total ou
parcial de pigmento na pele)
 Repigmentação de aréolas mamárias;
Aumento da aréola mamária;
Restauração da aréola e mamilo pós-mastectomia;
 Repigmentação de vitiligo passivo;
Camuflagem de cicatrizes hipotróficas;
Relocalização e simetria da vermília em seqüelas de lábio fendido;
Relocalização e simetria das sobrancelhas em seqüelas de queimaduras
Cuidados são essenciais
Por se tratar de um procedimento bem delicado, requisitar um profissional experiente nessa área é essencial para garantir bons resultados. A técnica também requer que alguns cuidados sejam levados em conta para uma recuperação eficaz, com o objetivo de favorecer a cicatrização natural. Esse é um procedimento que trata uma região superficial e sensível, comportamentos como esfregar e coçar, nadar em mar ou piscina e banhos de água quente devem ser evitados”, alerta Vanessa.
informações sobre o curso de Paramédico em Micropigmentação 11 2579-3500
 VAGAS ABERTAS!